terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Monstro do lago

Consegui bater uma foto pra provar a existência dele! Até agora só tinha visto uma única vez. Nem lembrava que há menos de 1 ano eu tinha comprado um pequeno "cascudo" de uns 2 cm de comprimento... depois sumiu e nunca mais vi, até o dia que tomei um susto quando vi aquele bicho preto grudado no filtro da bomba de água. Dá pra ver na foto ele, a esquerda dos peixinhos coloridos...como ele tá no fundo, parece menor, mas já deve ter uns 15cm.

Flor de cactus




Hoje pela manhã abriram as flores destes dois cactus. Durante uns 3 ou 4 dias ficam crescendo rapidamente estes "caules" que chegam a uns 15 a 20 cm de altura, até que no último dia pela manhã as flores se abrem. Na parte da tarde já estavam se fechando e é provável que amanhã nem abram mais, começando a morrer já. Elas duram 1 ou 2 dias, e abrem 1 vez na primavera e outra no verão. Impressionante =D.

Sempre tem trabalho ... dobrado...

Ontem no final do dia fomos dar um pulo no shopping e quando voltamos, a bomba de água do tanque das carpas tinha pifado de vez. Desta vez estragou o rotor. Como era noite não tinha tanto problema, mas no início da manhã as carpas já estavam nadando perto da superfície. Com o calorão do verão, mais um pouco já estariam "boqueando" a superfície tentando respirar. Liguei logo pro rudi pra ver o telefone do representante da bomba. Como o cara volta só em março das férias, conseguimos fazer uma instalação provisória com uma bomba de ar e outra de água (de máquina de lavar roupa) que o rudi trouxe. Acho que segura até março.

Depois da "função", almoçamos um delicioso "omelete a la frigidaire" da gi, com tudo que tinha de sobra na geladeira, ficamos descansando no sofá e olhando os livros novos que compramos ontem (um de filhotes de tudo que é bicho e outro com mais de 1000 plantas ornamentais utilizadas no Brasil). O rudi e a karen resolveram ir pra casa... só que 5 minutos depois volta a karen sozinha no carro me chamando no portão: encontraram na saída um minipoodle (que parecia um filhote, mas estamos na dúvida) todo detonado, que um carro atrás deles ainda quase atropelou. Fomos buscar o cachorrinho e trouxemos pra cocheira pra dar uma olhada. Ele tava bem, exceto pelo olho tomado de larvas. Demos medicação na mesma hora e começamos a limpeza do olho. Em seguida um banho com shampoo antiprurido, tosa dos pelos enroscados, banho de óleo de neem (pra matar pulgas e carrapatos), corte das unhas e limpeza dos ouvidos. Demos ainda um antibiótico por causa do olhinho (que ele perdeu por completo). Agora tá lá na "casinha", bem cuidadinho, descansando e esperando os próximos dias. Vamos seguir com a medicação e ver depois o que fazer.... é capaz de ficar... de tão pequeno que é vai apanhar dos gatos. Já pensamos em nomes: feroz, átila, hook (capitão gancho - por causa do olho) e adir (nomes que a gi inventa né). =D

Segue a foto da gente cuidando dele (mal da pra ver no meio da toalha branca):

Carnaval gaudério


Nesse domingo de carnaval, após um passeio bem legal pela fenavinho e vale dos vinhedos em bento gonçalves, inauguramos oficialmente a pérgola com um salsipão iluminado somente pelas tochas de citronela e pela fogueira de chão improvisada. A noite estava ótima, até que começou a trovejar e relampejar, o vento aumentou e a chuva veio. tivemos que correr pra terminar a comilança na área da churrasqueira. A festa foi regada com vinho tinto que vem embalado em uma caixa de 3 litros com torneirinha. A gi gostou tanto que não se separava um minuto da caixinha... =D

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Parque ou floricultura?



Neste sábado no passeio a nova petrópolis, conhecemos provavelmente a maior floricultura do estado, senão uma das maiores do brasil. A Floricultura Úrsula fica logo depois do centro da cidade, em direção a gramado. Simplesmente algo de "primeiro mundo", uma organização incrível e diversidade surpreendente. Vimos plantas e flores que nunca tinhamos visto antes, tudo organizado e separado pelo nível de insolação ideal para a planta, com etiquetas com nome comum e científico. A loja parece um parque, onde você vai andando por caminhos todos decorados e floridos, com laguinhos inclusive. Impressionante mesmo! Deve ter mais ou menos 1/2 hectare de showroom e mais uns 2ha de estufas de produção (fora o que deve ter de plantação a céu aberto). No site você encontra um catálogo bem completo de todas as flores, plantas, arbustos e árvores oferecidos na loja. Eles trabalham com fornecedores de todo o mundo. Claro que a loja só poderia ser de um estrangeiro: foi iniciada há 48 anos por um imigrante russo.

Como não poderia deixar de ser, compramos algumas mudas de flores e plantas para o sítio (fotos acima), inclusive uma de pimentinha. Site da floricultura: http://www.floriculturaursula.com.br

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Refri, pão, pimenta e linguiça


Depois de toda a função (além de buscar o nanook na veterinária, também tive que trocar e lever pra consertar o pneu do carro que furou ontem na viagem) fizemos um "salsipão" (ou "choripan" como alguns gaúchos preferem chamar) com os amigos. O resto do dia ficamos aproveitando o dia bonito que fez, fechando com um café da tarde com cuca, suco de amora e doce de figo comprados direto na Feira do Figo em nova petrópolis. A onda agora aqui em casa é comer somente produtos naturais, sem nada de conservantes, aromatizantes e outros antes... (as vezes escapa um refrizinho né).

Corpo-espinho


Neste sábado a aventura periódica do nanook foi mais pesada. Fomos passar o dia em Nova Petrópolis, tendo saído por volta do meio-dia com o rudi e a karen. Quando chegamos em casa as 21h30, do portão vimos o nanook mancando de uma pata e já comentamos: "o que será que ele aprontou?". Quando a gi desceu, começou a gritar "um ouriço, foi um ouriço!!". Simplesmente o nanook estava com a cara, boca e pata esquerda tomada de espinhos. Do céu da boca eu devo ter tirado mais de 30, alguns com mais ou menos 5 ou 6 cm (a maior parte dos que aparecem nas fotos). Tinha espinho na lingua, gengiva, beiço, focinho, testa, pescoço e do cotovelo até a pata. Ele chorava de dor e ainda por cima não conseguia fechar a boca.

Na mesma hora corremos pra começar a remover, iniciando pela boca. Nem com pinça dava pra tirar direito, teve que ser de alicate mesmo. Na boca ele praticamente deixou a gente tirar tranquilamente, chorava somente um pouco. Eu ficava puxando com o alicate enquanto ele deitava no meu colo, e a gi ali tremendo sem parar com a lanterna. Só que na hora de tirar da pata ele urrava de dor e não deixava. Notamos que no céu da boca, os espinhos tinham entrado em torno de 1/3 do tamanho, mas na pata era o oposto. Praticamente 4cm em média de espinho pra dentro da pata, onde deveria ter sem dúvida alguma em torno de 150 espinhos.

(A foto acima já foi depois de tirarmos quase todos de dentro da boca)

Assim que tiramos a maior parte dos que estavam na boca do nanook, colocamos ele rapidamente no carro e tocamos pra porto alegre para a clínica águia (protásio alvez esquina com são manoel) que tem atendimento 24hs. Lá a veterinária comentou que foi o certo a fazer, pois a dor dele deveria ser imensa. O único jeito de remover os espinhos da pata e do restante era com anestesia geral. Saímos de lá super preocupados e aflitos, mas as 2hs da manhã a veterinária nos ligou dizendo que ele já estava acordando de volta e estava tudo bem.

Hoje de manhã fui buscar ele, e voltou todo abatido coitadinho. Passou o dia quietinho, se recuperando e ganhando bastante carinho nosso e dos amigos que estavam por aqui. Agora é medicação e cuidados durante pelo menos uma semana, torçendo para que não tenha nenhuma inflamação séria. Provavelmente ainda possam ter alguns espinhos. Hoje mesmo senti uma pontinha no focinho dele e não sabia se era um bigode quebrado. Quando puxei, era ainda um espinho de 1,5 cm que tava todo pra dentro do focinho, bem perto do "nariz".

(Descansando na cozinha)

Além do nanook, o gordo (anakin) e a cusquinha também tinham espinhos pelo rosto e patas, mas em bem menor quantidade. Nós mesmos retiramos.

Reflorestar - Cedro-rosa II



Nasceram!!! Em apenas 4 dias (e não 12) as sementes de cedro-rosa começaram a germinar. Nas fotos elas já estão com 6 dias e quase 6 cm as maiores. É muito legal a idéia de que cada uma vai virar uma árvore de 30 metros de altura!

Flores de verão




Só para registrar como o tanque das carpas fica bonito no verão com os aguapés florindo. As flores são lilazes com detalhes centrais em amarelo e branco. No detalhe um morador permanente do verão tirando uma soneca, pra depois passar a noite coachando durante o nosso sono.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Muito pescoço

Hoje infelizmente tivemos que pedir pro fabio sacrificar uma das galinhas de angola. A coitadinha desnucou o pescoço ontem e não conseguia mais andar... eu tentei ainda fazer um suporte pro pescoço com a ponta de uma garrafa pet e silver tape (parecia o robocop), até deu certo, mas não ia adiantar. Agora ficaram 3 angolanas somente. =(

Foi alguma coisa no galinheiro, pois no mesmo dia uma das garnizés tava do lado de fora. Sorte dela que o nanook não viu.

Mais uma...



Segunda de noite, chegamos quase 10hs da noite, loucos de fome, cansaço e um filme da locadora pra ver. Como sempre o nanook ficou preso na guia (é um "vai-e-vem" de cabo de aço de 20mts + a guia, tbm de cabo de aço, de 10mts). Quando chegamos vi que ele estava todo enrolado em uma torneira do jardim, tinha dado umas 6 voltas. Fui direto soltar ele e enquanto desenrolava, fiquei acalmando ele que já tava louco pra sair correndo... só que bem na hora passa a ajna correndo a mil na frente dele... certo que saiu correndo atrás e arrancou a torneira, jorrando água na mesma hora.... lá fui eu dar um jeito de fechar o cano...

Fora que nas últimas semanas ele deu uma fugida de novo até a esquina, brigou com a Leeloo e deu um tombo espetacular na gi com a guia... daqueles de filme que o cachorro vem a milhão, a pessoa vê, mas não dá nem tempo... em segundos tá voando com as pernas pra cima hehehe...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Reflorestar


Hoje plantei em vasinhos aproximadamente 20 sementes de "cedro-rosa" que ganhei do Matias e da Romina. Vieram em saquinhos distribuídos pela Bayer com o objetivo de auxiliar no reflorestamento da mata atlântica e prevenir a extinção desta espécie ameaçada. Nas instruções diz que em 12 dias deve começar a brotar e em 4 meses já é possível plantar as mudas no solo. O cedro-rosa é uma árvore que pode alcançar entre 20 e 30m de altura, conforme a área em que for plantada. Vamos torcer pra germinarem todas para podermos plantar aqui no sítio e em outras áreas da região =D.

A árvore deve ficar assim:
Mais informações nesta página do site Árvores Brasil (muito completo).

Mulher-aranha

Ontem fechou uma semana que a Gi foi picada no olho enquanto dormia por uma "aranha marron". A foto é do dia seguinte. Tivemos que ir no hospital no dia para ela tomar hidrocortizona (1g) e um soro antiaracnídeo (que não tinham). Teve que fazer um hemograma também para ver se estava tudo ok. O olho e o rosto ainda ficaram mais inchados do que nesta foto, e na quarta-feira fomos novamente ao hospital pois estava piorando, tinha descido o inchaço para a bochecha e também um pouco para o outro lado do rosto. Medicaram ela então com Fenergan e mais 1g de hidrocortizona e receitaram mais um remédio a base de corticódies para tomar por 5 dias. Apesar de toda a situação, no fim, foi sorte, pois a picada aparentemente foi leve. Soubemos de casos em que surgem feridas e o tecido fica necrosado, precisando de cirurgia para remover. Esta "aranha marron" é comum no interior das casas, e é bastante venenosa mesmo, podendo inclusive afetar os rins e causar a morte da pessoa.

Mais informações sobre esta e outras espécies perigosas neste artigo do site do Instituto Butantan. Encontrei outro artigo muito interessante de 2005, mais detalhado, em que uma pesquisadora do Instituto estava desenvolvendo uma vacina específica para a espécie.